skip to Main Content

Yoga para crianças: por que os seus filhos deveriam praticar?

Durante os dias de isolamento, a busca por yoga aumentou no Google em 50%, de acordo com os dados de uma pesquisa feita pelo SEMRush. A necessidade de encontrar tranquilidade, foco e calma para os anseios fez com que as pessoas começassem a aderir cada vez mais à prática e torná-la presente na rotina. 

A yoga para as crianças também é igualmente benéfica, inclusive, algumas escolas já estão aderindo a ela como parte da grade curricular, com o objetivo de proporcionar mais foco aos pequenos, assim como disciplina. 

Entretanto, muitas vezes não passa pela cabeça dos pais que seja uma atividade física para crianças que pode agregar muita na vida dos filhos e, portanto, acabam por investir apenas em outros esportes e desconsideram a yoga. 

No post de hoje, você irá conferir porque a yoga para crianças é tão benéfica para os seus filhos e como inseri-los na atividade. 

O que é yoga?

Parece muito simples essa pergunta, certo? Afinal, a prática já é bem conhecida e está presente em muitos filmes como uma atividade relacionada a pessoas calmas ou que querem relaxar. 

Há quem pense na yoga apenas como algo leve, de movimentos lentos e com pessoas sentadas no chão fazendo o som de “hummmm” enquanto meditam. Mas é claro que a atividade física vai muito além disso. 

A yoga é uma prática originária da Índia e extremamente antiga, com cerca de 5 mil anos. O objetivo dela é unir mente, corpo e espírito, permitindo que pessoas alcancem um estado de completa consciência, assim como a sua verdadeira essência. 

Além de ter muitas posturas desafiadoras, movimentos de alongamento do corpo, técnicas de respiração, meditação e relaxamento, a yoga trabalha valores, autoconhecimento e uma filosofia própria, que podem ser chamados de vedas. 

Segundo a professora de yoga Elys Couto, “yoga é a desunião com aquilo que você não quer ser, e eu acredito que o principal objetivo da prática como um todo é te colocar nesse lugar de ‘protagonista de si’ através do contato interno que é estimulado na prática através das posturas, respiração, meditação, entre outros.”

A prática de yoga também pode seguir diversas linhas, como explica Elys:

  • Hatha Yoga: “estilo” mais antigo e todos os outros são derivados dele. O que o difere é o tempo de permanência na postura, que é mais que as outras linhas. 
  • Ashtanga Yoga: série fixa de posturas a serem desenvolvidas na prática, e com o desenvolvimento do aluno, ele vai avançando no grau de dificuldade (são práticas intensas que trazem bastante calor para o corpo).
  • Vinyasa Yoga:  visa conectar a respiração com o movimento dos asanas, ou seja, não há tanta permanência nos ásanas e a prática é mais dinâmica e ritmada.
  • Iyengar Yoga: estilo que usa bastante os props (equipamentos para ajudar nas posturas como bloquinhos, faixas, tiras e almofadas). Quem fundou essa prática foi o Iyengar, e o objetivo dele era ter uma prática que todos pudessem fazer.

Qual o benefício da yoga para crianças?

Apesar de muitos pais ainda não pensarem na yoga como uma prática para crianças, é importante ressaltar que ela é extremamente benéfica e pode ser uma ferramenta para que os pequenos desenvolvam o autoconhecimento e possam aprender a respeitar e controlar melhor os sentimentos.

Elys explica que “crianças podem praticar yoga sim, mas deve ser diferente das práticas para adultos. São as mesmas posturas, mas as variações do ásana [posturas de yoga] podem ser diferentes e a construção da postura também.”

Para a professora, o maior benefício da yoga para as crianças é o conhecimento corporal: desenvolvimento do equilíbrio, agilidade, força e coordenação motora. “Também acredito que a yoga para crianças promove bastante desenvolvimento lúdico, essa questão do brincar com a imaginação”.

A yoga é uma ótima atividade física para o desenvolvimento infantil.

Crianças ansiosas, nervosas, agressivas, sem foco ou vontade de estudar, agitadas, com dificuldade de aprendizagem ou sem confiança podem se beneficiar muito da prática! Em seguida, explicamos melhor os benefícios. 

Ajuda na concentração

É muito comum que crianças sejam agitadas e, por isso, não se concentrem nas atividades que estão fazendo. Entretanto, em alguns casos, isso pode ser mais prejudicial para os pequenos e até mesmo atrapalhá-los nos estudos ou em outras tarefas do dia a dia. 

As posturas da yoga sempre pedem por muita concentração, afinal, o equilíbrio precisa da mente calma e presente no momento para acontecer. Nas primeiras vezes, as crianças mais agitadas poderão sentir muita dificuldade nisso mas, com o tempo, esse cenário pode se transformar.

A persistência e uma boa didática podem ajudar os pequenos a não desistir de conseguir realizar determinada postura, pois elas desenvolverão mais equilíbrio físico e, até mesmo, emocional e psicológico. 

Desenvolve a coordenação motora

O desenvolvimento motor infantil é algo essencial, afinal, alguns movimentos podem ser mais difíceis para elas. Com a yoga, os pequenos experimentam uma grande diversidade de posições, e isso possibilita que eles conheçam melhor o corpo e possam expandir os membros.

Enquanto as crianças fazem a prática, elas começam a ter mais consciência corporal e, portanto, conhecem o que conseguem fazer com os membros, a sua força e os seus limites. Isso é essencial para o dia a dia, quando elas forem fazer outras tarefas, seja na escola ou em casa. 

Controlar emoções e manter a calma

Lidar com as emoções não é fácil até mesmo para adultos, quem dirá para os pequenos. Por vezes, é difícil para eles identificar o porquê de sentirem raiva, tristeza ou outros sentimentos perante certas situações. 

Muitas crianças, quando chateadas, podem ter atitudes violentas, empurrar quem tenta se aproximar, quebrar coisas, chutar, entre outras ações. Aprender a se concentrar e a estar presente é essencial para que elas possam sentir de uma forma diferente e poder pensar um pouco sobre como recebem as emoções. 

“Justamente por incentivar esse contato interno, a yoga ajuda o praticante a reconhecer melhor a si mesmo, reconhecendo as suas emoções, sentimentos, nuances, comportamentos e hábitos. Nessa percepção, conhecendo a si, o praticante deixa de sofrer por conta das suas emoções/sentimentos, pois reconhece que ele não é essas coisas todas”, conta Elys.

Dessa forma, elas também relaxam e podem manter a calma. Quando os pequenos estão muito ansiosos, dizer para eles ficarem tranquilos não é o suficiente. É importante que eles aprendam a relaxar, respirar e poder encontrar neles mesmo o refúgio que precisam. 

Para a professora, esse é um processo gradativo, mas ela acredita que com a prática, a yoga ajuda a mostrar como lidar com sintomas de ansiedade e com as emoções. 

“A pessoa deixa de sofrer com isso e passa a viver em harmonia com seus sentimentos. Não é que a yoga faz essas coisas irem embora, mas que você pode aprender a viver em harmonia com isso através da colheita dos benefícios da yoga.”, explica a professora.

Auxilia na mudança de comportamento

Além de já termos citado como os pequenos podem lidar com o emocional, a yoga para crianças é poderoso para transformar muitos comportamentos.

A importância da atividade física para crianças é visível quando observamos o desenvolvimento delas a médio prazo.

Professores especialistas em trabalhar com o público infantil conhecem práticas muito lúdicas de como fazer crianças olharem para si e repensarem seus próprios comportamentos. Isso pode acontecer em conversas ou até mesmo durante os exercícios físicos. 

Onde praticar?

Praticar yoga para crianças é algo muito específico e, portanto, é interessante que isso seja feito com instrutores qualificados, especialistas nesse público e que garantam a segurança dos pequenos. 

Yoga para crianças pede por um método de ensino diferente dos adultos, portanto, é importante que o instrutor tenha esse conhecimento para que as aulas sejam divertidas e, de fato, façam a diferença. 

Por enquanto, seguimos em isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus e, por isso, é necessário ficar em casa e fazer as práticas de yoga por lá. Mas atenção: sempre assista as aulas previamente para ajudar os seus filhos, siga corretamente as orientações e nunca o permita forçar aquilo que não consegue fazer. 

Segundo Elys, “o maior cuidado é ter um/a professor/a para te acompanhar na prática online. Fora isso, é importante respeitar a dor, e não achar que é normal sentir dor ao praticar. Muitos acreditam que não é possível se lesionar na prática de yoga, mas é possível sim, caso não haja cuidado”.

No YouTube, há alguns canais bem interessantes, especializados em conteúdos de yoga infantil. Confira alguns deles!

Smile and Learn — Português

O Smile and Learn é um canal de conteúdos educativos para faixa etária dos 2 aos 12 anos e tira dúvidas escolares, emoções infantis e ainda traz aulas de yoga para crianças.

O método deles é muito divertido: as aulas são feitas a partir de narrativas e existem diversos recursos animados e cores vivas que irão encantar e fazer com que os pequenos sintam interesse em participar. 

As aulas para crianças são de duração curta e focam em posturas mais simples, que proporcionem calma e relaxamento, além de ensinarem técnicas de respiração. 

Canal da Pri Leite

O canal da Pri Leite, apesar de ser focado em práticas para adultos, traz uma série de três aulas focadas em crianças, com duração curta de 10 a 15 minutos. 

É claro que os pequenos têm total liberdade para fazerem aulas mais densas, entretanto, eles podem não se sentir interessados pela longa duração ou por serem mais sérias. 

Para as aulas de crianças, a instrutora Pri Leite utiliza também da metodologia mais lúdica, onde crianças imitam os sons de animais enquanto praticam – isso, porque as posturas de fato são nomeadas com espécies, como vaca, gato e cachorro. 

Yoga com Cainara

O canal Yoga com Cainara é focado em práticas de yoga para toda a família, portanto, não há desculpas para todos aí de casa esticarem o corpo em conjunto. A instrutora trabalha com diversas aulas para as crianças e, o mais legal, é que ela até utiliza de uma fantasia para deixar ainda mais chamativo.

A yoga para crianças convida-as a terem mais contato e consciência de quem são.

As aulas são bem didáticas, com muitas imagens, comparações com animais e elementos da natureza, e, até mesmo, separação dos vídeos por idade. 

Para incentivar os pequenos, Elys explica que tudo deve ser levado como um convite para brincar. 

“Associar as formas e animais da natureza aos ásanas é uma maneira de incentivar a criatividade e a ‘história’ da prática. Crianças costumam ter muito mais energia, o que é natural para idade, e dentro da prática de yoga, trabalhar essa vitalidade e energia prana que as crianças têm é uma forma de direcionar essa “agitação” para o próprio desenvolvimento”. 

Os resultados das aulas surgem com o tempo, portanto, não espere que em uma semana o seu filho já se sentirá melhor. É preciso foco e incentivo para que ele continue a participar e, a médio prazo, possa ver os benefícios da prática. 

Gostou de conhecer mais sobre yoga para crianças? Você pode assinar a nossa newsletter e receber dicas de outras dinâmicas e brincadeiras para aplicar no dia a dia dos pequenos.  É só preencher o formulário abaixo!

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar