skip to Main Content
Família Com Gorro De Natal Assistindo Filmes De Natal

7 filmes de Natal para assistir com a família

Entre tantas tradições de Natal, uma delas é assistir filmes com toda a família reunida, antes ou após a ceia. E, claro, o mercado cinematográfico contribuiu muito para isso, já que todos os anos o cinema e os streamings lançam títulos inspirados na temática de fim de ano e com mensagens especiais que fazem reviver em nós o bom espírito natalino.

Para quem não quer repetir os mesmos filmes de Natal para assistir com a família, preparamos uma lista com sete títulos para você curtir neste fim de ano com os pequenos. Pegue um bloquinho, escreva as nossas dicas e prepare-se para decorar a sala e receber toda a família nessa sessão de cinema em casa. Vem com a gente!

1. Olaf em uma nova aventura congelante

Se você e a sua família são apaixonados pela história das irmãs Elsa e Anna, assistiram Frozen, no mínimo, cinco vezes, e não cansam de cantar Let it go, com certeza vão adorar conhecer Olaf em uma nova aventura congelante! Em 2017, o boneco de neve mais querido do universo Disney ganhou uma curta-metragem de 22 minutos, inspirada nas tradições das festividades de fim de ano. 

O filme conta a história do primeiro Natal das duas irmãs após Elsa libertar-se do medo de quem é e tornar-se rainha do reino de Arendelle. Entretanto, por terem passado tantos anos separadas pelos portões trancados, elas nunca tiveram a oportunidade de criar as próprias tradições natalinas em família. 

Indignado e triste com essa situação, Olaf parte em uma jornada pelo reino para descobrir tradições familiares, novos costumes e como as pessoas celebram o Natal. E é aqui que encontramos toda a beleza deste curta: a história fala sobre diversidade religiosa em todo o reino, que passa pelas festividades cristãs, judaicas, nórdicas e, até mesmo, aquelas que cada morador do local criou. 

Se você procura por um filme cheio de boas canções e com uma mensagem de Natal que deixa o “coração quentinho”, apostamos que você vai gostar de Olaf em uma nova aventura congelante, que acerta em cheio na hora de transmitir dois dos valores mais importantes das celebrações de fim de ano: o amor e o respeito. 

Para você sentir o gostinho deste curta, separamos um trecho para você:

 

2. Harry Potter e a Pedra Filosofal 

A saga Harry Potter não é propriamente sobre Natal, mas, se você já assistiu, com certeza desejou estar em uma das celebrações de fim de ano da escola de Hogwarts, desfrutando do teto mágico do Salão Principal e saboreando as deliciosas receitinhas que dão água na boca em todos os fãs. 

O primeiro filme de Harry Potter traz uma boa dose de nostalgia, magia e abre espaço para uma conversa sobre amizade e lealdade. É aqui que os três bruxinhos, Harry, Rony e Hermione, se conhecem e iniciam uma longa jornada de companheirismo e cuidado uns com os outros. 

Os pequenos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o incrível universo de Hogwarts, com certeza vão adorar assistir um filme com tantas cenas curiosas e cheias de magia. Já os adultos, podem curtir novamente uma das obras de cinema mais querida e icônica da cultura nerd. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal merece estar na sua listinha de filmes de Natal para assistir com a família, com direito a muitas pipocas.

 

3. A Bela e a Fera – o Natal encantado 

E por falar em nostalgia, a nossa terceira dica para a sua lista de filmes de Natal é um verdadeiro clássico da Disney! A Bela e a Fera – o Natal encantado traz uma outra história do universo de A Bela e a Fera, primeiro longa-metragem de animação a ser indicada ao Oscar. Entretanto, desta vez, a aventura acontece na véspera de Natal, com direito a novos personagens e canções.

A Bela e a Fera – o Natal encantado volta ao momento em que Bela ainda é prisioneira de Fera e todos os outros moradores do castelo vivem sob o feitiço que os transformou em objetos. Entretanto, a princesa está decidida a preparar uma festa de Natal para animar todos os trabalhadores do castelo e o próprio príncipe, que não suporta as festividades de fim de ano. 

Entre os objetos com vida, há um órgão, o Forte, que anteriormente era o compositor do castelo. Ao descobrir os planos de Bela em realizar uma festa de Natal, ele decide fazer de tudo para continuar na sua forma de objeto música, já que, dessa forma, terá vida eterna. Para isso, ele consegue criar músicas que hipnotizam o príncipe e o fazem mudar de opinião. Ele irá, até mesmo, tentar impedir que Bela e Fera se apaixonem, pois isso quebraria o feitiço. 

A Bela e a Fera – o Natal encantado é uma ótima pedida para os fãs das princesas Disney e para aqueles que amam animações mais clássicas e com uma pegada mais musical. Abaixo, deixamos um trecho do filme para você conhecer mais:

 

4. Aconteceu no Natal do Mickey

Quando o assunto é magia, é claro que os filmes da Disney costumam ser os primeiros que vêm à mente. E não é para menos: a franquia sempre trabalhou em cima desse conceito. Em Aconteceu no Natal do Mickey, onde as principais personagens do trabalho de Walt Disney entram em cena, você vai encontrar um verdadeiro clássico de fim de ano.

O filme é, na verdade, dividido em três histórias diferentes. O primeiro, foca na família de pato Donald, especialmente em seus três sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luisinho, que desejam que o dia de Natal seja eterno. E como já sabemos, os pequenos patinhos são fãs de fazer muita bagunça, e claro, nesta história não seria diferente. 

Os meninos vivem um Natal diário e, por já saberem o que vai acontecer, sempre aprontam grandes confusões, sobretudo quando começam a ficar entediados. No final, os patinhos aprendem a importância da família, uma das mensagens mais fortes das celebrações de fim de ano. 

No segundo curta-metragem, com uma pegada de conto de Natal, a história é vivida por Pateta e o seu filho Max em um enredo mais intimista e que traz um conflito entre infância e vida adulta. Bafo de Onça, vizinho da família, faz de tudo para provar ao pequeno que Papai Noel não é real. Em paralelo a isso, Pateta se esforça para transmitir o espírito de fim de ano e provar que sim, o bom velhinho existe.

Com o desenrolar do enredo, Pateta traz mais uma das lições de Natal: a caridade e a ajuda ao próximo. Entre os preparativos da ceia, o personagem ensina ao filho a importância de olhar por quem mais precisa. 

Já a terceira e última história é interpretada pelo casal de ratinhos mais adorado, Mickey e Minnie. O personagem principal da Disney interpreta um menino pobre e de bom coração, que, ao levar um golpe do patrão Bafo de Onça, se vê sem condições de comprar um presente para a sua namorada. Mas, claro, o pequeno camundongo consegue presentear Minnie, apesar de muito esforço. O filme finaliza com uma bela mensagem: o amor é mais importante do que objetos de valor.

 

5.Toy Story

Não importa a época do ano, Toy Story é um dos filmes que queremos assistir a qualquer momento. Sem dúvidas, esse é o trabalho mais memorável da Pixar em parceria com a Disney, e difícil é encontrar alguém que não seja um grande fã da aventura de Woody, Buzz Lightyear e todos os outros brinquedos de Andy. 

Uma das características dos trabalhos da Pixar são as reflexões sobre as relações. E uma coisa é certa: não importa a idade de quem assiste, os filmes conseguem atingir a todos os públicos, seja pelas divertidas personagens ou pelos enredos que nos traz muitas lições para pensar. 

Em Toy Story não é diferente: a amizade e o companheirismo dos brinquedos mostram que, não importam as circunstâncias, um bom amigo sempre irá te acudir. De fato, esse é um bom tema para assistir com a família. 

É também no primeiro filme da saga que os personagens Woody e Buzz apresentam suas primeiras divergências, embarcam em aventuras e descobrem que as diferenças não são motivos para atrapalhar a amizade entre os dois bonecos aventureiros. 

E só para refrescar a sua memória, a última cena do filme acontece durante o Natal, quando novos brinquedos, como a Senhora Batata, chegam para se unir aos antigos.

6. Klaus

Se você também tinha a sensação de que há muito tempo não saia um filme de animação com um ar de clássico natalino, então você precisa conhecer Klaus, lançado em 2019, pela Netflix. 

Klaus conta a jornada de Jesper, um rapaz rico, preguiçoso e mimado, filho do presidente dos correios. Cansado dessa situação, o pai decide que Jesper perderia a herança caso não fosse para Smeeresnburg, cidade nórdica e, aparentemente, esquecida por todos no mundo, exceto pelos sombrios habitantes. Lá, Jesper precisaria bater uma meta de seis mil cartas enviadas em um ano, caso contrário, ficaria sem ver um tostão do pai.

Daí em diante, assistimos uma jornada divertida e que traz pequenos detalhes da lenda tradicional do Papai Noel, que se mistura com uma nova versão – não tem como não sorrir ao assistir esse belíssimo filme. 

O filme foi uma das grandes apostas do streaming e chegou a concorrer o Oscar de 2020 como melhor animação! N E claro, não é para menos: oeste trabalho traz diversas características de uma boa animação de Natal, um enredo emocionante e um cuidado estético incrível. A cereja do bolo é a própria personagem do Papai Noel, que não se compara em nada com a tradicional imagem que temos do bom velhinho. 

Assim como todo bom filme de Natal, a mensagem de Klaus, como descreve uma das personagens é: “um verdadeiro gesto de altruísmo pode sempre despertar o outro”. E aí, já acrescentou essa dica na sua lista de filmes de Natal para assistir com a família?

 

7. O Expresso Polar

O sétimo lugar da nossa lista d

e filmes para o Natal é O Expresso Polar, uma animação que não mede esforços para mostrar que sempre há tempo para viver o espírito de Natal, mesmo para aqueles que deixaram de acreditar ao longo dos anos. 

O livro é inspirado na história escrita e ilustrada por Chris Van Allsburg, escritor renomado da literatura infantil norte-americana. O enredo conta história de um rapaz que não acreditava no Papai Noel e, em uma noite, pegou o trem Polar Express, com rumo ao Polo Norte. Durante a viagem, o menino conhece outras crianças e inicia uma jornada de autoconhecimento e de encontrar respostas para diversas dúvidas. 

O filme conta com a participação de Tom Hanks, que interpreta cinco personagens no filme: Menino, Pai do Menino, Condutor, Andarilho e Papai Noel!

 

Aproveite o fim de ano para acompanhar todos os filmes de Natal para assistir com a família, que passam a estar presentes nas grades de programação de canais abertos e fechados, assim como também estão nos streamings, que costumam preparar lançamentos específicos para essa época.  

Gostou das nossas indicações? Inscreva-se em nossa newsletter, logo abaixo, e receba na sua caixa de entrada todas as nossas dicas momentos divertidos com toda a família!

 

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar