skip to Main Content
Menina Com Máscara Em Festa De Carnaval Em Casa

Como organizar uma festa de carnaval em casa? Confira dicas

Sem aglomerações, bloquinhos de rua, viagens e shows, o carnaval de 2021 será atípico em relação a todos os anteriores. A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que cidades precisassem cancelar as comemorações para conter o vírus e, diante dessa situação, os foliões precisaram adiar seus planos e pensar em festa de carnaval em casa. 

Para quem não quer desistir do feriado mais esperado pelos brasileiros, essa é a solução mais segura e divertida — sim, é possível curtir todas as marchinhas de forma consciente, respeitando todos os protocolos. 

Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas de como organizar uma festa de carnaval em casa com segurança. Vamos lá?

1. Faça a sua lista de convidados

Em tempos anteriores à pandemia, todos os amigos eram convidados para uma festa. Afinal, não havia preocupações em relação à aglomerações e contágio, não é mesmo? Entretanto, atualmente, esse cenário está distante e, ao realizar qualquer tipo de encontro, é preciso pensar muito bem em quem você irá chamar. 

De acordo com o protocolo do Plano São Paulo, se os participantes da festa forem apenas os familiares ou outras pessoas com quem você já compartilha a casa, não é necessário preocupar-se com distanciamento social. Entretanto, se for chamar alguém de fora, é necessário que haja uma distância segura. 

O indicado, para evitar qualquer risco de contágio, é manter a comemoração apenas com as pessoas da casa, pois elas já fazem parte do seu dia a dia. Se for chamar alguém que não convive diariamente com você, é importante ponderar sobre como o seu convidado tem lidado com a pandemia.

Se for uma pessoa que não cumpre o distanciamento social, não utiliza máscara adequadamente, não evita aglomerações e não respeita o isolamento, talvez seja melhor evitar convidá-la, afinal, ela pode ser um risco em potencial para você e outros.

Duas amigas fantasiadas em festa de carnaval em casa
Ao organizar uma festa de carnaval em casa, tenha o cuidado de verificar com os seus convidados como eles têm passado a pandemia.

Além disso, vale a pena verificar com a pessoa se ela teve algum sintoma da Covid-19 nos últimos dias, como febre, tosse, coriza, espirro, falta de ar, dores de cabeça, entre outros.

Voltamos a ressaltar que o indicado é evitar chamar pessoas de fora para participar, entretanto, se você fizer muita questão, faça os convites de forma consciente e para pessoas que respeitem todas as orientações dadas pelos órgãos de saúde. 

Por último, lembre-se de que a sua festa não deve se tornar uma aglomeração de pessoas. Caso seus familiares forem participar e você deseje convidar alguns amigos, chame apenas até quatro pessoas. No total, a celebração deve ter menos de dez pessoas

Caso tenham pessoas de grupo de risco ou com mais de 50 anos, festeje apenas com  as pessoas que já habitam na casa. 

A ideia da festa de carnaval em casa é que ela seja uma alternativa segura e realizada com responsabilidade.

Duas amigas sorrindo com máscaras de carnaval
Para uma festa segura de carnaval em casa, evite abraçar, beijar e tocar pessoas vindas de fora

2. Escolha um lugar aberto

Locais abertos têm uma ventilação melhor e mais eficiente que o interior de uma casa ou de um apartamento. No caso, se a festa de carnaval for apenas entre os habitantes do lar, não é preciso se preocupar em escolher um lugar ao ar livre. 

Caso chame alguém que não more com você, procure fazer a comemoração no jardim de casa, onde as pessoas possam se acomodar com uma distância de, no mínimo, 1,5 m. Lembre-se que, após tudo ser organizado (mesas, cadeiras, entre outras decorações), é importante que ainda sobre espaço suficiente para circular pelo espaço de forma segura. 

3. Pense na decoração

A decoração de carnaval é uma das partes mais divertidas da festa, já que é o momento de soltar a criatividade e deixar tudo mais bonito, aconchegante e temático.

Para festas com adultos, você pode apostar em artigos de festa focados em temáticas inspiradas em lhamas e cactos, emojis ou clima tropical. Essas três dicas estão super em alta e, em geral, agradam todas as faixas etárias. Além de serem divertidas e combinarem bem com o carnaval. 

Você pode decorar com painéis para que as pessoas possam tirar fotos, balões, plaquinhas de mesa e, caso haja comidinhas, utilizar itens decorados, como guardanapos, copos e toalhas. 

Se estiver pensando em uma decoração de carnaval infantil, o leque de itens é muito maior, já que existe uma enorme lista de personagens e temáticas que agradam aos pequenos. Algumas dicas interessantes são temas inspirados nos Minions ou na Turma da Mônica, — ambos são bem coloridos, deixando o ambiente mais alegre. 

Para a festa das crianças, você pode abusar da decoração e apostar em itens de mesa, elementos para pendurar em paredes, caixinhas de lembranças, balões e, até mesmo, em convites divertidos. 

Se você busca por uma decoração de carnaval simples, pode fazer alguns elementos decorativos por conta própria, combinando com artigos de festa já prontos com o que você tem em casa.

Quatro painéis decorativos de lhamas
Os painéis temáticos são ótimos para a decoração de carnaval e deixam o ambiente mais divertido.

4. Compre adereços de carnaval

Todo mundo tem aquele amigo ou familiar que nunca vem fantasiado mas, na hora, ele topa usar algum adereço para entrar na brincadeira, não é mesmo? Por isso, é sempre interessante ter alguns itens na festa para distribuir entre as pessoas ou emprestar para quem não se vestiu à caráter. 

Na Abrakadabra, você encontra um leque enorme de adereços de carnaval, como sprays, chapéus, óculos, máscaras, capas, gravatas, entre outros itens superdivertidos.. 

Também existe uma grande variedade de adereços de carnaval infantis, como saias de tule, tiaras e pinturas faciais.

5. Monte uma playlist

Festa de carnaval em casa também precisa de uma boa música! E ainda bem que, atualmente, podemos contar com os streamings, que reúnem diversos artistas e agradam a todos os gostos. Você pode montar a sua própria playlist ou, se não for muito a sua praia ficar pensando nisso, recorra às listas já prontas para serem ouvidas. 

Se a sua festa for para jovens adultos, a playlist pode conter música pop, funk, brega-funk, marchinhas de carnaval e axé. Para pessoas mais velhas, pagodes, samba, marchinhas, axé, sertanejo e flashbacks.

Para o carnaval dos pequenos e dos adolescentes, você pode escolher músicas de artistas em alta para essa faixa etária, como Dua Lipa, Bruno Mars, Miley Cyrus e cantores de K-Pop.

6 . Faça a lista de bebidas e alimentos

Calcular a comida é fundamental para quem pensa em fazer uma festa de carnaval em casa com opções de lanchinhos e bebidas. Acertar na quantidade evitará que você tenha gastos desnecessários ou que falte alimentos para alguns. 

Em festas de adultos, as bebidas podem ser calculadas assim:

  • 1l de cerveja por pessoa (equivalente à três latas)
  • Uma garrafa de vodka (destilado) para três pessoas
  • 600ml de suco ou refrigerante por pessoa

Já as comidas, você pode seguir as seguintes porções:

  • Salgadinhos: de 6 a 8 por pessoa
  • Churrasco: 400g por pessoa (aqui, você inclui todas as carnes que serão preparadas)
  • Frios: 150g para cada um (essa porção inclui todas as variedades que serão servidas)
  • Farofa: 50g por pessoa
  • Mini-sanduíche: de 5 a 6 por pessoa

Para festas com crianças, o cálculo de bebidas e comidas pode seguir esta linha:

  • Salgadinhos: 5 por criança
  • Suco: 400ml por criança
  • Água: 200ml por criança
  • Refrigerante: 100ml por criança
  • Churrasco: 200g por criança

7. Pandemia e carnaval: tome todos os cuidados

Em uma época em que todos os cuidados são extremamente necessários, pensar em reunir pessoas pede atenção e consciência. Afinal, os riscos de contágio são altos, sobretudo quando entramos em contato com alguém que está fora do nosso convívio no dia a dia. 

Portanto, lembre-se de conversar com os seus amigos sobre isso e não se sinta desconfortável em perguntar como tem sido a rotina deles. É preciso considerar que ainda estamos em pandemia e que os cuidados devem ser mantidos. 

Durante a festa, disponibilize álcool em gel na entrada, próximo das mesas com alimentos, perto de geladeiras com bebidas, banheiros e do local para beber água. É preciso que as pessoas mantenham as mãos higienizadas e, consequentemente, diminuam as chances de qualquer contágio através do contato com superfícies.

Família fantasiada em festa de carnaval em casa
Para festas de carnaval em família, apenas com os moradores da casa, os cuidados podem ser mais leves.

De duas em duas horas, você também pode higienizar alguns locais, como maçanetas, portas de geladeira, torneiras, descargas e todas as superfícies com as quais as pessoas terão mais contato. 

Além desses cuidados, não se esqueça da máscara. Se forem pessoas de fora da casa, é essencial que todos permaneçam com a proteção para diminuir ainda mais os riscos. Assim como evitar cantorias e falar aos gritos, pois ambos os casos projetam mais gotículas. 

Por último, considere fazer uma festa com duração menor. Sim, não é fácil reduzir o tempo dos bons momentos, entretanto, é necessário em nosso atual contexto. Para evitar qualquer situação chata, converse com os convidados sobre isso.

Fazer uma festa de carnaval em casa com tantos cuidados pode parecer desafiador, mas ressaltamos que esse é o único jeito de celebrar e estar com algumas pessoas especiais em tempos difíceis como esse. 

Aproveite e conheça as nossas opções de fantasia para a sua festa de carnaval em casa! Clique no banner e encontre opções masculinas, femininas e infantis.

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar