skip to Main Content

Ideias para desenvolver a criatividade e a imaginação infantil

Se você tem filhos, é bem possível que já tenha se questionado como desenvolver a criatividade e imaginação infantil, especialmente porque esse é um tema que, cada vez mais, está em pauta. Isso porque é uma alternativa para educar futuros adultos com capacidade de encontrar alternativas diante problemas, com boa saúde emocional e psicológica, e que possam se destacar no âmbito acadêmico e profissional. 

Ao mesmo tempo que alguns pais se preocupam em desenvolver essas características nos filhos desde pequeninos, há quem deixe isso passar batido e, muitas vezes, cortam os momentos de imaginação fértil com medo de criar crianças com a “cabeça no mundo da lua” ou que sigam objetivos diferentes das expectativas depositadas neles pelo pai e pela mãe.

Neste artigo, você vai poder entender porque é importante desenvolver a criatividade e a imaginação infantil, e ainda ter algumas ideias para fazer isso. Continue a leitura! 

A importância da criatividade para crianças

A infância é um período marcado pela criatividade e imaginação. É comum vermos crianças criarem grandes histórias, desenhar cenários fora da nossa realidade e transformar qualquer objeto em bons brinquedos. Na verdade, tudo isso é ótimo e faz parte do desenvolvimento intelectual dos pequenos assim como da capacidade de resolver problemas. 

Crianças criativas e com imaginação fértil podem se destacar na escola porque ambas as características estimulam os pequenos a procurarem por respostas para enriquecer os seus repertórios e, facilmente essa habilidade será levada para a criação de trabalhos e outras atividades didáticas. 

Desenvolver essas habilidades também pode ajudar as crianças a não terem medo errar, pois entendem que isso faz parte do processo criativo e pode ser ultrapassado. A prática também melhora as interações sociais e a comunicação, afinal, é comum elas conversarem sozinhas enquanto brincam ou chamam alguém para explicar uma história ou ideia; além de transformar momentos de tédio em algo divertido. 

Consequentemente, a criança que cresce livre para ser criativa e imaginativa irá se tornar um adulto com habilidades socioemocionais mais desenvolvidas, preparado para ser resolutivo, buscar informações e lidar com questões emocionais. 

Como desenvolver a criatividade e imaginação infantil?

Alguns pesquisadores da área de psicologia explicam que a criatividade, na verdade, está presente em todos os seres humanos e pode ser aprimorada em maior ou menor grau de acordo com o meio social que a criança se desenvolve. Além disso, outros estudiosos acreditam que as características cognitivas, traços da personalidade e experiências ao longo da vida também influenciam muito na criatividade. 

Menina asiática brincando de astronauta
A criatividade e imaginação infantil podem ser desenvolvidas por meio de brincadeiras educativas.

Como vimos, o ambiente em que a criança cresce e as experiências são fundamentais para desenvolver a habilidade é importante ir além da escola: a responsabilidade também cabe aos pais. Em seguida, você irá conferir algumas dicas para aplicar no dia a dia. 

Ofereça desafios alcançáveis

Assim como os adultos precisam de desafios para evoluir e se transformar, as crianças também. A criatividade é uma habilidade que precisa ser desenvolvida a partir de situações que permitam erros. Sendo assim, é sempre importante que os pais e a escola fiquem atentos ao desenvolvimento dos pequenos para propor novos objetivos. 

Dentro de casa, isso pode ser desenvolvido a partir de novas brincadeiras. Que tal procurar jogos e outras atividades que irão instigar a criança? Ou então, uma boa ideia é inseri-la em contextos que peçam por soluções. Um bom exemplo disso é a culinária. Peça aos pequenos, ajuda para decorar uma salada ou um bolo. Conte com eles para pensar em cardápios de refeições ou como decorar determinado cômodo da casa.

Você também pode incentivar seus filhos a participarem de atividades extracurriculares. Cursos de dança, esporte, música, língua estrangeira, enfim, atualmente existe uma infinidade de ações que podem ser feitas e que vão exigir criatividade e imaginação para serem desenvolvidas — inclusive, muitas delas podem ser encontradas online, sem a necessidade de sair de casa.

Tão importante quanto oferecer desafios é saber respeitar os limites dos seus filhos e não enchê-los com cobranças. De fato, em situações da vida adulta precisamos lidar com responsabilidades e, sem dúvidas, ensinar isso às crianças é essencial. Entretanto, tornar tudo uma exigência pode gerar sentimentos ruins como estresse, raiva e desinteresse pelas atividades. 

Visite novos locais com seu filho

Se a rotina do seu filho acontece sempre nos mesmos espaços, é bem provável que chegará um momento em que ele ficará limitado e sem inspirações para exercer a criatividade e a imaginação. 

Portanto, é importante tirar os pequenos dos mesmos ambientes e levá-los a locais que possam contribuir para o repertório deles. Não estamos falando de shoppings ou lojas, e sim de locais culturais e rodeados de natureza.

Exposições, museus, centros culturais, shows e teatros são ótimos para instigar as crianças. Em geral, elas ficam empolgadas ao ver coisas novas e histórias interessantes. Estar em contato com novidades despertará os pequenos para olhar o mundo de outra forma!

É claro que convém fazer uma curadoria para levá-los às exposições ou eventos que os interesse. Algumas amostras de arte podem não fazer muito sentido para eles, especialmente se forem espaços muito sérios e com poucos elementos chamativos. 

Se você mora em grandes cidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro, com certeza não faltarão opções para levar os pequenos. Entretanto, se você for de um lugar pequeno e sem centros culturais, pode planejar uma viagem em família ou visitar livrarias, bibliotecas públicas e sebos.  

Mantenha os pequenos em contato com a natureza

Estar em contato com a natureza é sempre uma boa ideia, tanto para os pais quanto para os filhos. Quando falamos em imaginação e criatividade, esse é um dos melhores espaços para inspirar crianças e provocar a curiosidade delas a respeito de tudo o que as cerca.

Levar os pequenos para caminhadas, trilhas curtas e fáceis, nadar no rio ou observar pássaros pode render muitas brincadeiras, perguntas e, claro, aumentar o conhecimento deles sobre o mundo e a natureza. 

Crianças brincando em floresta
A natureza é um ótimo lugar para que crianças possam fazer brincadeiras educativas que incentivam a curiosidade.

Depois de ver tantas cores, sentir texturas e observar paisagens diferentes, é normal que as crianças queiram imaginar mais sobre esses locais, sobre a vida na natureza e como ela acontece nesses espaços. 

Da mesma forma que centros culturais criam repertórios de histórias, informações, imagens e novidades, a natureza também tem uma infinidade de elementos que podem despertar a criatividade dos pequenos. 

Estimule a leitura e converse sobre as histórias

A leitura tem uma série de benefícios para a criançada e, claro, um deles é o estímulo à imaginação. Ler nos faz imaginar cada detalhe da história, locais, personagens e, até mesmo, uma continuação para o enredo ou acontecimentos paralelos. E quando o livro é interessante, não há dúvidas de que queremos nos envolver totalmente. 

Escolher um livro para crianças nem sempre é fácil, afinal, há uma série de coisas a se considerar. Primeiro, é preciso pensar sobre o quanto o seu filho está envolvido com a prática da leitura. Afinal, não adianta você levar a ele um livro grande, sem ilustrações e com palavras fora do vocabulário dele, pois provavelmente ele irá se frustrar. 

A introdução à leitura sempre deve acontecer de forma gentil, divertida e nunca massante. Os pequenos devem se sentir à vontade para folhear, se interessar e querer explorar o livro. 

Além de compreender em que estágio de leitor a criança está, é preciso deixar ela se interessar e escolher o que quer ler. Não adianta forçar para que ela leia o seu livro favorito de infância ou aquele que te indicaram. É claro que sugerir e presentear é sempre bem-vindo, mas é preciso incentivar o seu filho a ter autonomia. 

Com o hábito da leitura, com certeza eles irão ter diversas ideias, conclusões e histórias criadas por eles mesmos. 

Portanto, é importante que os responsáveis conversem sobre isso, escutem a opinião dos pequenos, façam perguntas e estejam dispostos a participar desse momento. A troca de experiências também é essencial para aprender e incentivar a criatividade e a imaginação. 

Incentive o seu filho a buscar respostas

Todas as crianças têm a famosa fase do “por quê?”, o que é ótimo! Se os pequenos se questionam sobre tudo o que os rodeia, isso significa que eles refletem, imaginam e ficam curiosos pelas coisas. Os pais, em geral, sempre respondem às perguntas deles, fazendo com que as dúvidas acabem facilmente. 

Melhor do que os pais responderem, é incentivar que as crianças procurem respostas. Significados de palavras, localização de cidades e países, origem de animais… enfim, todas essas dúvidas podem ser solucionadas de um jeito muito mais divertido, através da própria pesquisa. 

Você pode guiá-los e ensinar como procurar, mas, após isso, deixe-os buscar as próprias soluções. Se na sua casa ainda houver atlas, enciclopédias e outros livros de pesquisa, introduza-os na rotina das crianças. 

Assim, elas mantêm o contato com a leitura, aprendem um pouco mais sobre antigos materiais de estudo e aumentam a curiosidade ao se depararem com tantas imagens e informações.

Menina e mãe negras lendo livro
Ensine como as crianças podem encontrar respostas, mas deixe-as buscar suas próprias soluções.

Além dos livros, não se esqueça de ensiná-los a utilizar a internet, já que, hoje em dia, a escola e, futuramente, o mercado de trabalho exigem o conhecimento das tecnologias. Sem falar que isso faz parte da vida das crianças que nasceram em um mundo digital. 

Ao incentivar que crianças busquem por respostas, elas irão encontrar desafios para os quais devem pensar em soluções e irão aumentar o repertório de conhecimento delas, o que é essencial para alimentar a imaginação e criatividade. 

Deixe as crianças viverem fantasias

Crianças com imaginação fértil, por vezes, podem incomodar os pais. Para alguns, existe o receio de que o filho viva no “mundo da lua”, seja distraído e não se atente para a realidade. Na tentativa de “corrigir” isso, acabam por ter atitudes severas e que impedem as crianças de serem criativas.

Está tudo bem se o seu filho gosta de criar histórias, pensar em universos e incorporar personagens. Tudo isso faz parte do brincar e da infância. 

Também não há problemas se crianças gostam de vestir fantasias e desejam ir com elas ao shopping, por exemplo. Para os pequenos, tudo isso envolve muita imaginação e diversão. 

O importante é sempre conversar com as crianças para que elas entendam que nem sempre podem usar esses trajes, mostrando que há momentos para brincar e outros, é claro, que exigem mais formalidade. 

Mesmo assim, permita que os seus filhos se fantasiem, criem cenários, histórias e divirtam-se. Nesses momentos, tudo o que falamos anteriormente será colocado em prática. As informações que eles aprendem, as ideias que eles absorvem, os locais que eles visitaram, entre outras experiências, podem se tornar elementos para novas brincadeiras, o que mostra que eles aprenderam e vão levar tudo isso para a vida. 

O importante é que os pais saibam dar espaço e liberdade para eles desenvolverem a criatividade e a imaginação, de forma que, futuramente, tudo isso possa contribuir para o desenvolvimento de um adulto saudável, com boas habilidades socioemocionais e que esteja pronto para lidar com as adversidades que surgirem pelo caminho da melhor forma possível. 

Quer começar a incentivar a criatividade e a imaginação infantil? Que tal começar por adquirir fantasias das personagens favoritas dos seus filhos e permitir que eles vivam grandes aventuras? Basta clicar no banner abaixo e conhecer as opções disponíveis no site da Abrakadabra!

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar