skip to Main Content
Mulher Negra Montando árvore De Natal

Como decorar a casa para o Natal? Confira dicas!

Você já teve dúvidas de como decorar a casa para o Natal? Muitas pessoas sonham com a decoração perfeita, que vai desde uma árvore elegante até a mesa da ceia bem organizada e acolhedora. Entretanto, o jeito certo de harmonizar todos os detalhes e enfeites ainda é algo que gera muitas questões, e os resultados nem sempre são como idealizamos. 

Antes de começarmos as nossas dicas de decoração, é preciso ter em mente que existem diversos estilos  — e todos eles podem ser encantadores, se você for consistente em manter a mesma linha para todos os detalhes. Existem pessoas que gostam de criar enfeites de árvore de Natal em feltro, e há aquelas que preferem as tradicionais bolinhas, independentemente do estilo, o importante é conhecer os truques!

Neste artigo, você vai conferir dicas para uma árvore perfeita, para a ceia de Natal em casa e para a decoração. Continue a leitura!

Como montar a árvore de Natal perfeita

Passear pelos shoppings ou ver filmes de Natal estrangeiros sempre enchem a gente daquela vontade de ter uma grande árvore que faz os olhos brilharem, não é mesmo? É claro que, para chegar a esse resultado, você precisa conhecer alguns truques utilizados para harmonizar o tamanho de cada enfeite e as cores. 

Então, como decorar a casa para o Natal com a árvore ideal? Como já dissemos, existem diversos estilos e nós vamos começar por esse aspecto.

Escolha o estilo

O estilo da sua árvore de Natal é fundamental para direcionar o restante da decoração da casa. Afinal, o famoso pinheirinho é o elemento principal da comemoração, certo? Portanto, antes de pensar na mesa e nos aparadores, comece por aqui, em decidir quais os enfeites vão ocupar os galhos. 

Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns estilos que, além de elegantes, são os que mais ganham destaque na decoração dos espaços. Vamos conferir.

Clássico

O estilo clássico já fala muito por si. Aqui, a paleta de cores é o dourado e vermelho, tons que representam o Natal há muitos anos. Na árvore, os enfeites predominantes são as luzinhas, bolas de diferentes tamanhos e outros adereços que sigam essas nuances, como os laços e estrelas.

O estilo clássico é a linha mais popular de decoração. (Imagem: reprodução/Pinterest – Dicas de Mulher)

Monocromático

Quando o assunto é decoração elegante, sem dúvidas, o monocromático é um dos estilos mais sofisticados. O nome já explica o que podemos esperar: enfeites no mesmo tom. As cores branco, dourado e azul já são favoritas de quem opta por esse jeito de decorar. Recentemente, o rosé tem sido uma grande aposta e não há dúvidas de que ele tem muito potencial para enfeitar perfeitamente a árvore de Natal. 

Neste estilo, você pode investir em diversos modelos de enfeite, apenas lembre-se de seguir o padrão monocromático, mesmo que os tons sejam diferentes. Não se esqueça que as luzes de Natal devem entrar nessa lógica!

Árvore no estilo monocromático.

Tradicional

O estilo tradicional nos leva para um lugar com cara de casa de vó e, portanto, ele é muito fofo e acolhedor! Figuras criadas em feltro, bengalinhas penduradas pelos galhos e enfeites em formato de presentes, soldadinhos e instrumentos são predominantes e não podem faltar. 

Para as crianças, este pode ser o estilo mais divertido, já que entram enfeites como renas e outros bichinhos. Ao mesmo tempo, se você pensa em criar a própria decoração em feltro, este é o momento de incluir os pequenos na atividade e fazer com que a ideia de Natal em família faça sentido desde a decoração até ao momento de realizar a ceia todos juntos. 

Rústico

Pode-se dizer que o rústico é uma vertente do monocromático, afinal, aqui você irá apostar em tons bem semelhantes, e o ideal é que a paleta de cores fique entre tons dourados e terrosos. Mas se você é um grande fã de detalhes em vermelho e acha que usar uma única cor é um pouco sem graça, fique tranquilo! Pois nesse estilo, o tradicional vermelho entra com muita sutileza, em um ou outro enfeite, dando um toque bem especial. 

Aqui, os elementos relacionados à natureza são super bem-vindos, como as pinhas, flores (sim, isso mesmo! Há quem goste de incluí-las) e outros materiais mais rústicos.

O estilo rústico é ideal para quem quer sair do comum mas manter a sofisticação na decoração natalina. (Imagem: reprodução/Pinterest – Kristin in between)

Defina a árvore

A escolha do famoso pinheirinho depende de diversos fatores, como o espaço do local onde será montada, a altura do teto ou pé direito, e se o propósito é que ela fique mais alta ou baixa, considerando se você irá colocar os presentes de Natal ao pé dela. 

Para quem tem muito espaço em casa, você pode considerar a árvore full, ou seja, aquelas maiores e com os galhos bem cheios. Com esse modelo, a decoração fica mais bonita e o pinheiro transmite uma boa imponência ao ambiente. 

Se a sua casa for menor, você pode optar pelos modelos tradicionais, com menos galhos e de tamanho de 1,50m (o ideal é que tenham mais de 300 galhos), ou a árvore de encostar, que é feita “pela metade”. Ou seja, ela tem um formato ideal para ser encostada na parede. 

Outro detalhe importante é a cor, afinal, hoje em dia, você encontra árvores de Natal totalmente brancas (que podem fazer muito sentido em decorações monocromáticas), em tons de verde-escuro e modelos com detalhes que imitam neve. 

Por último, se atente à base, pois é importante encontrar o modelo que ofereça uma boa sustentação, para que não haja perigo de cair, especialmente se você tem bebês ou crianças pequenas que não resistem em colocar as mãozinhas nos enfeites. Dê preferência para as de metal, que além de tudo, são mais duradouras que as de plástico. 

Organize o pisca-pisca

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, até as luzinhas têm um jeito certo de serem encaixadas na árvore! Sim, não basta apenas passar pelos ramos, é preciso ter um cuidado para criar um efeito de profundidade, portanto, elas devem vir do fundo (o tronco), para frente. 

Ao chegar nos galhos, você deve enrolar as luzinhas e voltar novamente para o tronco. Se a sua árvore for muito grande, pode ser que apenas um pisca-pisca não seja o suficiente. A dica é não poupar nas luzes, já que elas dão vida ao pinheirinho. 

Para você entender melhor o processo, separamos um vídeo do canal Viva Decora, que irá ensinar a passar as luzinhas corretamente. Confira:

Harmonize os enfeites

De todas as partes da montagem da árvore de natal, esta é a etapa que mais gera dúvidas. Há quem pendure os enfeites de qualquer jeito, sem seguir uma ordem  — o que não está correto. 

O ideal é que os enfeites sigam a seguinte organização: os maiores embaixo, os menores em cima. Isso é válido para os laços, bolas e outros adereços. Além disso, é importante observar a distribuição pelos galhos, para que uma parte não fique muito cheia e outras vazias. 

Após criar essa “base”, você pode finalizar com alguns adereços específicos, como os cordões e fitas, que podem seguir os movimentos de zigue-zague. 

E claro, após tudo isso, a cereja do bolo, ou melhor, a estrela da árvore de Natal! Atualmente, você já encontra outras opções para colocar no topo, que podem ser um Papai Noel ou um laço maior e diferenciado. 

Decore a porta

Você sabia que guirlandas simbolizam sorte e as boas-vindas à casa no período de Natal? Por isso, elas são elementos importantíssimos e não podem ficar de fora da decoração do seu lar. 

E, além das guirlandas, como decorar a porta da entrada para o Natal? Existem outros enfeites que combinam muito bem, como plaquinhas com Papai Noel, pinheirinhos e arranjos feitos com bolas. Para dar um toque mais especial, você pode decorar com pisca-pisca contornando a porta.

Caso você tenha um vaso de plantas na porta de casa, ele pode se tornar um item decorativo. É possível incluir algumas luzinhas e, até mesmo, criar um mini-jardim, com alguns elementos de Natal dentro do vaso.

Enfeite o aparador

O aparador, por si só, é um móvel cheio de beleza e sofisticação. Entretanto, na época de fim de ano, ele torna-se um verdadeiro aliado da decoração de Natal e passa a ser usado como um suporte que reforça os detalhes natalinos da casa.

Se você tem um presépio maior e gostaria de colocá-lo em evidência para ressaltar a importância do Natal, o aparador é o local certo! Você pode decorá-lo com algumas fitas em tonalidades mais rústicas, inserir alguns elementos naturais, como pedras, e posicionar as figuras conforme a ordem dos presépios. 

Uma dica importante é proteger o seu móvel para que ele não fique riscado. Vale escolher uma toalha bonita ou um outro tecido que encaixe na decoração.

Além do presépio, os arranjos também deixam o aparador superelegante. Você pode criar alguns a partir de pratos decorados ou bombonieres. Aqui, pode incluir alguns elementos que relembrem a árvore de Natal, bolas decoradas, pinhas, laços, flores douradas e outros itens que podem ser alinhados com a decoração selecionada. 

Uma boa ideia é tornar o aparador uma mesa para receber visitas. Você pode preparar algumas entradas ou docinhos e deixá-los sob o móvel, para que as pessoas comam como aperitivo enquanto esperam pela ceia. Se quiser, algumas bebidas que não necessitam ficar constantemente na geladeira, como o vinho, podem ser deixadas aí.

Os aparadores com bonecos de Natal e luzes ficam muito agradáveis e dão um ar acolhedor para a ceia de Natal em casa. (Imagem: reprodução/Pinterest – Dicas de Mulher)

Prepare a mesa para a ceia

A mesa para a Ceia de Natal é um dos elementos mais simbólicos da noite e, portanto, deve ser tratada com carinho e atenção especial. É aqui que você reúne todos os seus familiares para saborear as receitas de comidas natalinas e confraternizar.

Portanto, nada como deixá-la bem bonita para tornar o momento mais mágico e relembrar a importância do Natal em família. 

Assim como a árvore de Natal, existem diversos detalhes que é preciso levar em conta ao organizar a mesa. Para ajudar, vamos passar um por um.

Cores

Em geral, as mesas são decoradas com as combinações de vermelho e verde, ou vermelho e dourado. Entretanto, como já dissemos anteriormente, existem muitos estilos que você pode seguir, o importante é saber inserir elementos que criem a conexão com o Natal. 

Se a sua mesa de jantar fica no mesmo ambiente que a árvore, é interessante fazer essa combinação de cores para manter a consistência do estilo escolhido. Se a ceia será feita na cozinha ou uma sala de jantar, fique à vontade para selecionar outros tons mais tradicionais, se for da sua vontade. 

Toalhas e jogos de jantar

Encontrar toalhas com a temática natalina é muito fácil, já que o mercado traz um leque de opções para o fim de ano, pois entende que o consumidor tem esse cuidado com o momento da ceia. 

Se você já tem alguma paleta de cores em mente, pode tentar procurar a toalha se baseando nisso. Mas se ainda não pensou em nada, a toalha, por ser um elemento predominante na mesa, pode ser o norte para os tons que serão utilizados para decorar a ceia. 

Quanto ao jogo de pratos para o Natal, você também conseguirá encontrar um que traga essa temática. Mas se preferir aproveitar o que já tem em casa, você pode escolher os pratos com cores mais neutras, como os brancos, e abusar da decoração para não perder o clima natalino. 

Itens decorativos

Os itens decorativos irão criar a conexão entre o jantar e Natal, portanto, abuse deles na hora de preparar a mesa. Os detalhes são sempre especiais e chamam muito a atenção das pessoas.

Traga as pinhas, bolinhas, flores douradas, guardanapos e velas para compor a mesa. Se você não pretende gastar muito dinheiro com isso, pode soltar a imaginação e fazer os seus próprios enfeites de Natal!

No canal Casal Mão na Massa, ela ensina a fazer um belíssimo centro de mesa reutilizando algumas folhas artificiais de enfeites de Natal. Confira:

 

Dica bônus: playlist para entrar no clima!

Seja na hora de criar a decoração ou receber os seus parentes, ouvir músicas natalinas é ótimo para deixar as energias da época entrar em você e nos convidados. Portanto, pode contar com o Spotify para montar a sua própria playlist ou então, recorrer a uma que já está prontinha. 

Para facilitar, nós deixamos uma sugestão de playlist, que traz os hits natalinos que todos gostamos, como “All I Want For Christmas Is You”, de Mariah Carrey, e “Jingle Bell Rock”, de Dary Hall & John Oates. Confira abaixo:

E então, o que achou das nossas dicas de como decorar a casa para o Natal? Esperamos que elas possam ajudar você a criar a comemoração perfeita e com a estética que sempre desejou. 

Se você adora dicas para preparar festas e outras comemorações, te convidamos a preencher os campos abaixo e receber novidades fresquinhas na sua caixa de entrada!

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar