skip to Main Content
Duas Crianças Com Gorro De Papai Noel Brincando Com Formas De Biscoito

5 dicas de brincadeiras de Natal em família

Quem tem crianças em casa sabe como os pequenos ficam ansiosos pela chegada do Natal, não é mesmo? É muito simples entender o porquê de tanta ansiedade, afinal, esse é um dia especial para reunir toda a família, abrir presentes, decorar a casa e se divertir com as tradições específicas da época. 

As brincadeiras de Natal em família são atividades importantes para o crescimento da criança, o afeto familiar e o desenvolvimento de boas memórias que irão acompanhá-las por toda a vida. Afinal, muitos de nós temos recordações natalinas que nos marcam positivamente, e é importante transmitir esse espírito aos pequenos. 

Portanto, se este ano você quer preparar algo especial para reunir a criançada da família com muitas brincadeiras, continue a leitura deste artigo e confira as dicas que irão fazer a diversão dos pequenos! Vamos lá?

A importância das brincadeiras de Natal em família

Além de gerar boas memórias, o brincar em família é fundamental para o processo de socialização da criança, afinal, é nessa esfera em que acontecem as primeiras interações dos pequenos, tornando-a decisiva para o desenvolvimento do comportamento e formação das crianças.

Entretanto, muitos pais ainda ignoram a importância do brincar e da dedicação de tempo aos filhos, e, consequentemente, perdem uma excelente oportunidade para ensinar às crianças lições e valores importantes. 

Pequenos momentos de diversão fazem total diferença e são essenciais para educar e estimular os filhos, lembrando que a escola não deve ser a única encarregada de gerar conhecimento ou trabalhar o desenvolvimento da criança. Então, que tal aproveitar a oportunidade do Natal em família para criar um momento que envolva os pequenos e os adultos? 

Brincadeiras para crianças até nove anos

Tão importante quanto brincar, é saber como brincar. Ou seja, você não pode esperar que uma criança de seis anos, que ainda está aprendendo a ler e escrever, consiga brincar de soletrar, de karaokê ou de Jogo do Stop, certo? Mas, ainda assim, existe um grande leque de atividades nas quais elas podem participar, se divertir e desenvolver habilidades. Vamos conferir!

1. Caça ao tesouro

Natal e caça ao tesouro combinam perfeitamente! Afinal, quem não gosta de ganhar alguns presentinhos extras? Sem dúvidas, os pequenos vão se animar com a ideia de desvendar mistérios e serem os grandes vencedores da brincadeira. 

A caça ao tesouro é uma ótima ideia para crianças na faixa etária dos quatro aos seis anos, que é um momento marcado pela curiosidade, o interesse pelas atividades que os adultos fazem (e pode ser que eles até queiram imitar você!) e também é uma ótima fase para estimular o raciocínio lógico.

Mãos de crianças sujas de terra enquanto pegam um tesouro
A caça ao tesouro é uma ótima brincadeira para exercitar a criatividade e curiosidade dos pequenos.

Apesar de ser nesse momento que os pequenos começam a ter o primeiro contato com as letras, pode ser que eles ainda não saibam ler, mas, claramente, já sabem interpretar desenhos e pistas. Portanto, para esta brincadeira, é importante criar uma boa história para contextualizar o mapa, fazer desenhos explícitos e que sejam de fácil entendimento para as crianças e, se for escrever, leia para elas o que está escrito ou peça que outros adultos participem. 

Em seguida, separamos o passo a passo para a criação de uma boa caça ao tesouro.

Crie uma boa história

Para tornar esta experiência mais real, que tal se aprofundar e criar uma história para contar aos pequenos antes de iniciar a brincadeira? Você pode seguir a temática de piratas, ou então, trazer para um contexto natalino. Neste caso, solte a criatividade e pense em como relacionar a atividade de caça ao tesouro com o Natal. A nossa dica de história é inspirar-se na visita do Papai Noel, que, por acidente, perdeu alguns presentes pela casa e precisa de ajuda para encontrá-los. 

Pense nos elementos do mapa

Antes de criar o mapa do tesouro, é importante entender alguns critérios para que ele faça sentido para as crianças. Vamos ver:

  • Linguagem clara: nada de palavras rebuscadas ou fora do vocabulário das crianças. Use expressões que sejam familiares para elas, de forma que elas possam compreender a mensagem da brincadeira.
  • Imagens: todo mapa de pirata contém algumas imagens, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de escolher algumas partes da casa que possam ser utilizadas como referência para a criançada compreender o espaço.
  • Caminho: ao criar o mapa, deixe destacado qual caminho elas devem seguir. Claro, você não precisa detalhar todos os obstáculos que elas irão encontrar, pois isso também faz parte do raciocínio, entretanto, é importante dar uma direção.

Ponto de partida e chegada: o local de onde elas vão partir deve estar no mapa, para que as crianças possam se localizar melhor e entender o espaço da casa. A chegada também deve vir destacada, que é onde o tesouro irá ficar escondido.

Desenho de mapa do tesouro
Inspiração de mapa do tesouro para a brincadeira. Lembre-se de incluir ícones para representar onde haverá os desafios e desenhar os pontos principais, de acordo com objetos ou locais da sua casa.

Escolha materiais adequados

Durante a brincadeira, as crianças podem estragar, sujar ou molhar o mapa. Caso você utilize canetas para pintá-lo, ele poderá ficar borrado e desnortear o jogo. Portanto, antes de começar a desenhar, pense o material que será utilizado. Abaixo, separamos algumas ideias:

  • Papel pardo: esse tipo de material já tem coloração mais rústica e em tons castanhos, reforçando o conceito de mapa antigo. Além disso, é mais resistente que a folha de sulfite.
  • Cartolina: assim como a opção anterior, a cartolina é bem mais resistente e menos flexível que o papel comum. Você pode encontrar em diversas cores e, se o mapa for para diversas crianças, dividir uma única folha em quantas partes for necessária (desde que a leitura fique boa).
  • Café ou chá: se você optou por um papel branco, vale a pena tingi-lo com café ou chá preto. A cor fica em um tom amarelado, dando a aparência de envelhecido. Caso queira fazer alguma parte mais escura, é só adicionar mais uma camada da bebida escolhida.
  • Canetinhas, marcadores ou tintas coloridas: agora que você já preparou a base, chegou a hora de decorar o mapa e desenhar todos os pontos de referência! Solte a imaginação e o seu lado artístico, utilize materiais e cores diferentes para deixar o mapa mais bonito e divertido. 

Ao terminar de confeccionar o mapa, você pode enrolar, amarrar uma fitinha e deixar em algum lugar que as crianças encontrem para começar a brincadeira. Lembre-se de escolher bem os locais da casa e do jardim onde será feita a busca e evite locais que possam representar algum tipo de perigo, como quedas, cortes ou choques. 

Quanto ao tesouro, ele pode ser guloseimas, algum brinquedo mais simples ou outro objeto que deixará as crianças animadas. Lembre-se de escondê-lo bem, de preferência dentro de uma caixinha.

2. Boneco de neve humano

Criar um boneco de neve em dia de Natal é um verdadeiro sonho! E apesar de morarmos em um país tão quente, isso não significa que é impossível realizar a vontade de criar o simpático amiguinho – mesmo que não seja de neve. 

O boneco de neve humano pode ser feito de qualquer material e é ótimo para render horas de brincadeiras e risadas, envolver toda a família, tirar muitas fotos e fazer com que as crianças soltem a imaginação e criem aquilo que sentirem vontade. 

Para essa brincadeira, você precisa de alguns materiais muito simples e acessíveis. Vamos conferir:

  • Rolos de papel higiênico
  • Cartolina nas cores laranja e preta
  • Chapéus, gorros e cachecóis 

Com os materiais em mãos, corte as cartolinas cor-de-laranja em formato de cenoura, e as pretas em circulos pequenos (para os olhos) e grandes (para os botões). Em seguida, separe as crianças em dois grupos: umas serão os bonecos de neve, outras irão montar. Ao final, você pode inverter os papéis.

A ideia da brincadeira é enrolar as crianças em papel higiênico, até que elas fiquem totalmente cobertas da cintura para cima, parecendo bonecos de neve. Depois disso, é só soltar a imaginação e ir montando com cartolina, chapéus e outros objetos que os pequenos acharem interessante. Você pode comprar alguns adereços, que podem ser incluídos na brincadeira para deixá-la ainda mais divertida!

E por falar em diversão, quer uma dica para deixar a brincadeira mais interessante? Após todos os pequenos estarem montados de bonecos de neve, enrole as pernas de todos com mais papel higiênico e desafie-os para uma corrida! Lembre-se de fazer isso em um local seguro, como gramado, caso alguém caia. 

Esta brincadeira é uma ótima ideia para crianças dos sete a nove anos e uma grande aliada para desenvolver a parte motora, condicionamento físico e criatividade.

Menina disfarçada de boneco de neve
O boneco de neve humano é uma ótima brincadeira de Natal para crianças, pois estimula a criatividade e o reaproveitamento de materiais.

3. Show de talentos

Uma das brincadeiras de Natal em família mais divertida é o show de talentos, porque ele pode incluir desde os pequenos até aos adultos e é uma ótima oportunidade para que as crianças possam praticar o autoconhecimento, descobrir habilidades e, acima de tudo, perderem a timidez de falar para um grupo maior de pessoas. 

Esse também é um momento para toda a família se conhecer melhor, descobrir habilidades artísticas de outros parentes, entender os gostos pessoais de cada um e fortalecer laços, especialmente entre gerações mais novas e mais antigas, que em geral acreditam não ter muito em comum. Se você quer realizar um show de talentos entre os familiares, veja algumas dicas para a brincadeira. 

Estimule os talentos

A primeira dica é que a família entenda que todos têm talentos. Portanto, nada de deixar alguém de fora só porque é uma criança muito pequena, ou um avô de idade avançada. O divertido dessa brincadeira é deixar cada um escolher aquilo que se sente confortável para apresentar. E claro: isso deve ser recebido com respeito! Nada de vaiar ou fazer comentários que podem deixar o outro constrangido. 

Se o seu bebê tem três anos e gosta de dançar — mesmo que seja apenas levantando os bracinhos —,  deixe-o brincar dessa forma. Quem sabe, mais tarde, isso não se torne um grande talento? Estimular os pequenos a encontrar as suas habilidades e gostos é importante para o autoconhecimento deles e o desenvolvimento da criatividade e personalidade.

Não force os mais tímidos

Se dentro da família existem crianças mais tímidas e que não querem participar da brincadeira, respeite isso, afinal, cada pessoa tem a sua personalidade e está tudo bem! Você deve encorajar a participação, mas nunca forçar alguém a fazer algo que pode deixá-lo embaraçado, irritado e, consequentemente, mais isolado. 

Às vezes, quando o pequeno estiver assistindo a apresentação de todos, ele pode querer  participar e começar a sentir-se mais à vontade para se envolver. Quando a criança entende que é capaz e se sente confiante para mostrar isso, sem dúvidas, ela está aprendendo a desenvolver autoestima!

Prepare a estrutura

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, nada como preparar uma “estrutura de show”. Calma, não estamos falando de coisas muito específicas ou difíceis, mas de coisas básicas que não podem faltar em uma boa apresentação.

Portanto, para começar, encontre um espaço para ser o palco do show. Já que estamos falando de Natal, você pode fazer algo nessa temática: compre alguns balões vermelhos, enfeite com luzinhas pisca-pisca e corte em material EVA a frase “Show de talentos” para pendurar na parede. 

Com o palco montado, defina onde vai ficar sentada a plateia e quem será o apresentador. Como todo nós temos um tio engraçado e nada tímido, esse é o momento de dar espaço para as piadas dele e convidá-lo para apresentar o show. 

Escolha uma temática ou deixe livre

Para ajudar todos os participantes, é importante dar um direcionamento do que eles podem fazer. Você pode estabelecer uma temática, e todas as apresentações devem ser inspiradas nela, ou deixar livre. 

A temática pode ser bem interessante, porque partimos do pressuposto que é uma escolha entre todos os membros da família e, portanto, tudo o que for apresentado vai fazer mais sentido para quem assiste.

Menina negra cantando para os pais
Uma das brincadeiras de Natal mais interessante é o show de talentos, que permite todos os familiares conhecerem habilidades que, até então, poderiam ser desconhecidas.

Por exemplo, você pode escolher a temática Disney, e todos terão que preparar um número inspirado em algum filme. Sem dúvidas, os pequenos vão amar, já que grande parte das animações da franquia são um sucesso e inspiram crianças em todo o mundo, seja com músicas, interpretações e personagens. Aliás, já pensou se todos usassem fantasias para essa brincadeira? Seria bem divertido e renderia fotografias muito fofas! 

Brincadeiras para crianças acima dos dez anos

Agora que já demos uma olhadinha nas brincadeiras de Natal em família para crianças até nove anos, chegou o momento de conhecer algumas atividades que podem ser feitas com o pessoal acima de dez anos, ou seja, os pré-adolescentes.

Escolher atividades para esse grupo pede um olhar especial dos pais, afinal, os pré-adolescentes não querem mais ser considerados como crianças e se sentem aborrecidos com brincadeiras que são consideradas infantis. 

É também nessa fase que os pré-adolescentes começam a adquirir gostos por músicas, séries e filmes que fazem parte da cultura teen, como filmes da Marvel e Harry Potter

Então, quais atividades podem ser feitas?

4. Karaokê em casa

Para brincar de karaokê não é preciso muita coisa: atualmente, é possível encontrar vídeos no YouTube com letras e instrumentais de diversas músicas. Se você tiver uma smart TV, ela já terá acesso à rede social. Caso não tenha, você pode conectar o seu notebook à uma TV, ou então utilizar o próprio computador para acompanhar as músicas. 

Microfones também não são um problema! Você pode criar um de brincar ou utilizar outros objetos com formato semelhante, para que as pessoas possam segurar e cantar. 

Separamos alguns canais do YouTube que você pode acessar para brincar:

Uma ótima brincadeira para desenvolver a dicção da galerinha e, no caso das músicas estrangeiras, aprender outras línguas e pronúncias. 

5. Jogo de Stop

Mais uma brincadeira superdivertida para toda a família! O Jogo do Stop é um clássico, e quem joga sabe o quanto ele é ótimo para o raciocínio e o resgate de palavras que às vezes ficam esquecidas. Assim como o karaokê, você não precisa de uma grande estrutura para a atividade: folhas de papel e canetas são o suficiente!

Grupo de crianças com cadernos na mão
O Jogo do Stop não requer grandes estruturas e pode divertir as crianças por um longo tempo.

As próprias crianças podem se reunir e escolher as categorias do jogo, assim como as regras de pontuação. 

Quanto às categorias, as mais comuns são nome, cidade/estado/país, animal, cor, frutas e marcas, entretanto, atualmente, há quem goste de colocar nome de pessoas famosas, filmes, personagens, o que pode ser bem interessante quando consideramos um público pré-adolescente, que é mais conectado com esse tipo de entretenimento. 

E o que fazer para todas as faixas etárias?

Além do show de talentos, que já falamos anteriormente, há uma outra opção bem divertida: fotografias com fantasia. Todos nós temos personagens que adoramos, não importa a faixa etária. Portanto, que tal aproveitar o Natal em família e tirar diversas fotos divertidas com todos fantasiados

Com certeza, os mais pequenos vão adorar a oportunidade para se fantasiar de suas personagens favoritas, e os adultos também vão se divertir com os adereços engraçados de festa. 

Caso você tenha uma máquina no estilo Polaroid ou gosta de revelar fotos, será bem divertido tirar diversas fotografias e criar um mural com todas as caretas da família. Sem dúvidas, uma recordação que ficará guardada para sempre!

Você pode começar por escolher as fantasias e adereços para a família no site da Abrakadabra, onde encontrará modelos originais, feitos com qualidade e das personagens mais queridas! Clique no banner e conheça mais

.

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar