skip to Main Content
Menina Brincando Com Boneco De Fantoche De Porco

Boneco de fantoche: como divertir e ensinar os pequenos?

Provavelmente, todos nós temos memórias de bonecos de fantoche na infância. Desde as brincadeiras com meias até aos teatrinhos escolares, essa atividade acompanha crianças por ser um jeito super divertido, simples e lúdico de representar uma história ou um personagem. 

Portanto, muito mais do que brincar, os fantoches são ferramentas para auxiliar o desenvolvimento infantil, uma ótima opção de presente para os pequenos e que não deve faltar na caixa de brinquedos deles. 

Neste artigo, você confere os benefícios de aderir a atividade, dicas de como divertir os pequenos com os bonecos e, por fim, conhecerá o My Puppet, lançamento no site da Abrakadabra. Boa leitura!

Origem dos fantoches

Você já se perguntou sobre a origem dos fantoches? Afinal, se você, mãe ou pai, questionar parentes mais velhos, provavelmente até eles irão conhecer bem o brinquedo e contar histórias sobre a presença deles durante a infância. 

A verdade é que o boneco de fantoche é muito mais antigo do que podemos imaginar: estima-se que ele seja uma expressão artística que já existe há cerca de três mil anos!

No Egito, em 2000 a.C., o teatro de fantoche era parte da cultura deles, feitos em madeira e amarrados com barbantes. Além desses modelos, historiadores encontraram nas tumbas egípcias bonecos articulados feitos de argila e, até mesmo, marfim. 

Desde então, os bonecos de fantoche não saíram da nossa história e foram conquistando cada vez mais as pessoas, inclusive espaço na televisão, com programas como Os Puppets.  

Até hoje temos contato com diversos teatros de fantoches infantis, tanto na escola quanto em companhias focadas no público mais novo. Sem dúvidas, um brinquedo que passou por diversas gerações e continua a ser divertido e amado. 

Benefício dos fantoches para crianças

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil é indiscutível e, portanto, os bonecos de fantoches devem fazer parte da vida das crianças, tanto nos momentos de diversão, como dentro da escola, ou para conversar assuntos mais delicados e que exigem a atenção e imersão dos pequenos. 

Se as suas crianças ainda não têm fantoches, vale a pena conferir os benefícios do brinquedo e o porquê de ser uma ótima ideia adquiri-los.

Desenvolvimento motor

Com os fantoches, os pequenos podem ter acesso a diversas experiências. Uma delas é o uso das mãos em diversas situações. Em primeiro lugar, se as crianças desejam fazer um teatro de fantoches, provavelmente vão querer criar o próprio palco, ou melhor, aquela janelinha onde as pessoas se escondem por trás e deixam apenas as mãos para fora.

Mãe e filha brincando com boneco de fantoche
Além de ser um momento muito divertido, a brincadeira com bonecos de fantoche tem diversos benefícios.

 

E isso significa cortar, colar, pintar, enfim, diversas atividades que irão desenvolver a firmeza das mãozinhas durante a execução dessas tarefas. É claro que esses afazeres já estão presentes na escola, especialmente no jardim de infância, entretanto, nada como aprimorar ainda mais, com muita diversão e em família!

Após criarem a janelinha, pode ser que os pequenos confeccionem os seus próprios fantoches e, novamente, estarão realizando trabalhos manuais para isso. Caso as crianças já tenham fantoches prontos, elas podem ir direto para a brincadeira e começar a fazer os movimentos de mão que irão guiar o corpo do boneco, assim como a boca. 

Criatividade e imaginação

Todo teatro ou qualquer outra brincadeira pede por imaginação e muita criatividade para criar cenários e histórias. Já falamos anteriormente aqui no blog, o quanto isso é rico para que as crianças se desenvolvam em diversos aspectos, como cognitivos, emocionais e, até mesmo, na vida adulta. 

Criar histórias e personagens requer que os pequenos pensem em cada detalhe e, para isso, é preciso soltar a imaginação. A infância é uma fase muito marcada pela criatividade e isso não deve ser podado ou tirado das crianças, e sim incentivado para que elas tenham um desenvolvimento saudável e divertido. 

Desenvolvimento da fala

A grande graça dos bonecos de fantoche é o movimento da boca e os diálogos. Brincar com eles exige que as crianças ponham a língua portuguesa em ação e criem conversas reais entre os personagens, com palavras do dia a dia ou, até mesmo, utilizando e conhecendo novas expressões. 

É comum que crianças pequenas tenham mais dificuldade em pronunciar determinadas palavras, sobretudo aquelas maiores ou que exigem muitos movimentos da língua. Portanto, durante o teatrinho ou uma outra brincadeira com os fantoches, fica a oportunidade de auxiliá-los a desenvolver a fala. 

Lembre-se de nunca ser áspero ou demonstrar chateação perante as dificuldades das crianças. É completamente normal que elas não consigam falar tudo e, com carinho e paciência, é possível praticar até que elas consigam pronunciar corretamente. 

Ensinar valores

As fábulas, muito contadas por meio do teatro infantil de fantoches, são gêneros da literatura que sempre trazem uma lição. É claro que, além delas, existem outras histórias que contêm moral. Fique à vontade para escolher uma com o seu filho.

Durante a brincadeira ou a contação de história, a criança irá ficar muito entretida e atenta e, naquele momento de descontração, ela terá contato com ideias e valores importantes para a formação do caráter, além disso, é um ótimo momento para abrir diálogos sobre essas questões.

Pai e filha brincando com boneco de fantoche de papel
Bonecos de fantoche de espuma, de papel ou de outros materiais: o importante é soltar a imaginação junto com eles.

Como já dissemos, a brincadeira é essencial para o desenvolvimento infantil e, portanto, é um jeito carinhoso de educar e aprender a dialogar. 

Incentivo à leitura e à escrita

Se os bonecos de fantoches são perfeitos para fazer teatros, então, que tal aproveitar o gancho para fazer uma representação de um livro? Primeiro, é preciso haver o momento de leitura, para que o pequeno aprenda a história e sinta interesse pela brincadeira. 

Depois, é hora de representar! Mas se a criança gosta de criar suas próprias histórias, os fantoches podem ser bons ajudantes para incentivar a escrita. 

Convide o seu filho para registrar toda a história, guardar e, quem sabe, fazer uma apresentação para toda a família durante um almoço ou festividade importante, como o Natal. 

Como incluir o brinquedo no dia a dia?

O boneco de fantoche pode ser facilmente incluído na rotina da criança, tanto em brincadeiras como em momentos de aprendizagem ou mais sérios. Você apenas precisará ter criatividade para saber como fazer isso. Em seguida, vamos dar algumas dicas.

Incentivar

O seu filho ainda não é um adulto ou adolescente que consegue desenvolver conversas mais complexas por longo tempo. Portanto, incentivar crianças é bem diferente e requer um pouco mais de compreensão, paciência e carinho. 

Se o pequeno está cansado, sem vontade de fazer lição de casa ou, então, triste porque não consegue resolver aquela continha de matemática, o boneco de fantoche pode entrar em ação.

Em situações de atividades escolares em que a criança não quer fazer nada ou não compreende alguma tarefa, o fantoche pode servir como uma forma de chamar a atenção dela e, por meio dele, explicar qual a proposta da atividade. Com um pouco de criatividade, o conteúdo pode ser passado de forma clara e divertida, e será facilmente aprendido. 

Aqui, é preciso ter cuidado para não perder o controle da situação e tirar de vez o interesse pela lição. Saiba impor limites sobre a brincadeira com o fantoche e o momento do personagem dar tchau e deixar o pequeno estudar. 

Já nos instantes em que a criança se sente triste, incentivá-la com os bonecos é bem-vindo. Primeiro, você deve conversar e consolá-la, afinal, é preciso ter respeito pelos sentimentos dos pequenos e não tratá-los com futilidade. Por último, após ouvir e ajudar, você pode terminar com o boneco de fantoche animando-a e chamando-a para a brincadeira. 

Contação de história

A contação de histórias na educação infantil é, provavelmente, um dos momentos em que as crianças têm mais contato com fantoches dentro da escola. Mas além dos professores utilizarem o brinquedo, você também pode fazer isso em casa.

Bonecos de fantoche feitos em tecido
Brincar com fantoches leva em consideração a importância da contação de história na educação infantil e nos momentos de descontração.

Em casa, a leitura deve ser incentivada e, portanto, para os que ainda não sabem ler, nada como a contação de histórias. O fantoche pode interpretar um personagem, ler o livro ou, então, apenas contar. 

O momento se tornará muito divertido e, consequentemente, despertará o interesse da criança e fará com que a leitura fique na memória dela como algo positivo.

Teatro infantil de fantoches

Já falamos bastante do teatro infantil de fantoches, afinal, foi por meio dessa apresentação artística que os bonecos surgiram. Em geral, crianças adoram criar representações, o que torna essa brincadeira ainda melhor para elas. 

E como fazer teatro de fantoches? Bom, não é nada complexo! Você pode fazer entre a família e as crianças. Para a janelinha, pode-se utilizar um lençol sob cadeiras ou mesa. Ou então, criar o cenário com uma caixa de papelão. 

Se o seu filho frequenta algum tipo de projeto extracurricular, você pode conversar com o professor e fazer a sugestão de criar eventos onde as crianças possam se apresentar com o teatro de fantoche

Os fantoches podem ser feitos artesanalmente pelos pequenos ou, se preferir, pode adquirir brinquedos já prontos, como o My Puppet

My Puppet: um fantoche além da diversão

O My Puppet é uma ótima opção para quem deseja um boneco já pronto, mas que vá muito além da diversão. Ele é indicado para crianças de três a cinco anos, faixa etária marcada pelo desenvolvimento da fala e também pelo primeiro contato com a escola. 

Nessa idade, as crianças também tendem a não saber manusear bem os brinquedos e, portanto, muitas vezes os danificam acidentalmente. Por isso, o My Puppet é feito com material macio e cabeça em vinil maleável, para garantir que, se houver quedas ou impactos, o fantoche se mantenha intacto. 

Apesar dele ter a aparência de um boneco, o fantoche My Puppet vem com um bolso traseiro. Assim, crianças e adultos podem inserir a mão e dar vida ao personagem.

Boneco MyPuppet do Capitão América
Para quem procura por bonecos de fantoche para comprar, a linha My Puppet é uma ótima dica.

A coleção de My Puppets é inspirada em heróis da Marvel e DC, o que permite que os seus filhos criem um universo mais rico composto por essas personagens e permita a participação de mais pessoas na brincadeira, como os pais — o que será ótimo para praticar diálogos e desenvolver o cognitivo das crianças.

Portanto, além de render longas brincadeiras com outras crianças e adultos, o My Puppet é ideal para auxiliar o desenvolvimento infantil, permitindo que os pequenos vivam situações que aprimorem suas habilidades. 

Ficou interessado nas brincadeiras com bonecos de fantoche e quer adquirir o My Puppet? Você pode acessar o site da Abrakadabra e conferir toda a coleção! Essa linha de brinquedos foi pesquisada e desenvolvida por cerca de dois anos, para garantir a diversão e aprendizagem dos pequenos, sem abrir mão da alegria.

Clique no banner abaixo e conheça a linha My Puppet da Abrakadabra.

Compartilhe:
Back To Top
×Close search
Buscar